Na minha terra (que para quem lê o blog pela primeira vez dá pelo nome de Grotafunda) existe como é óbvio um ancião.
E muito se tem ouvido falar desse mítico personagem neste blog, mas nunca com uma profundidade considerável, ou seja o ancião da Grotafunda, tem sido como um espírito que paira neste blog, um ser mítico e misterioso.
Mas isso está prestes a mudar, não só com este post, mas com a rubrica semanal que este blog irá apresentar, e que dará pelo nome:
“O ancião disse”
Nesta rubrica, irão ser publicados pensamentos do ancião da Grotafunda, pequenas pérolas da sabedoria, de alguém com muita experiência de vida.
E agora sem mais demoras, a peça, sobre o ancião da Grotafunda:
Ancião da Grotafunda, filho de João da Grotafunda, e de Lucineide da Grotafunda, nasceu no dia 21 de Dezembro, á uma porrada de anos, o seu nascimento foi atribulado, visto que a sua mãe era simultaneamente sua avó, quando pensava ser apenas sua tia, a principio foi um grande choque para a família, mas depois soubesse que o Benfica tinha ganho, e tudo passou.
Aos 2 anos Ancião cai num barril de aguardente de casca-de-carvalho, o que tornou o Ancião tão sóbrio como todos os outros habitantes da sua terra.
Mas desde cedo que se percebeu que Ancião, não seria uma criança normal, aos 7 enquanto caçava gatos para o almoço da família, Ancião tem uma ideia que ira mudar radicalmente o estilo de vida da freguesia, grelhar o gato com castanhas, e aproveitar o sangue do animal para enchidos.
Ancião, foi o primeiro membro da Grotafunda a aprender a ler e a escrever, as razões desse fenómeno continuam desconhecidas, mas a partir desse momento Ancião fundou a primeira (e única) escola do local, a “Escola da Grotafunda”, cujo único membro até ao momento fui eu, não pelo ensino fascinar-me, mas sim porque servia-me de esconderijo para quando fugia do meu pai (o Benfica perdia muitas vezes nesses dias, e toda a gente na Grotafunda sabe que quando o Benfica perde, o mais seguro é afastar-se de todos os homens adultos da freguesia), descobri também que a escola era uma tarefa bem mais fácil que apanhar os sacanas dos gatos, convencer os meus pais a abandonar a apanha do gato não foi difícil, bastou apenas lembrar ao meu pai, que quando soubesse ler, poderia relatar as noticias dos jornais desportivos, e avisar das novas contratações do Benfica.
Ancião foi um excelente professor, obedecendo á milenar prática conhecida como “ou aprendes a puta da matéria, ou irás ser gentilmente espancado por uma chibata de couro”, claro que Ancião não era apologista desse método, ele preferia o “ou aprendes a puta da matéria, ou irás ser brutalmente espancado, até veres as portas da morte, com esta faca de talhante”, mas os homens dos direitos humanos (ou “maricas” como Ancião os chamava) proibiram isso á algumas décadas.
Mas não foi apenas no ensino que Ancião se destacou, foi também na medicina, desde á uma porrada de anos que Ancião é o curandeiro da Grotafunda, as suas mesinhas foram transmitidas por curandeiros dos mais diversos lugares, as mais aclamadas são:
- Xarope de cenoura, contra a constipação, gripe ou tuberculose
- Sumo de limão com álcool, quando aplicado nos órgãos genitais cura a sida, hepatite b, sífilis e qualquer outra doença sexualmente transmissível, é também usado como método contraceptivo
-Água com açúcar, previne stress e tensão alta
- Canja de galinha, previne absolutamente tudo
- Coca-Cola, ninguém sabe ao certo para que serve, mas toda a gente supõe que é para ingerir
Ancião é também o conselheiro de toda a freguesia, é também o psicólogo da mesma, abriu recentemente um consultório, o “consultório da Grotafunda”.
E como seria de esperar, Ancião é também o líder espiritual da freguesia, sempre que alguém quer fundar uma religião, é ao Ancião que recorrem.
Ancião, também anima casamentos, baptizados, e festas diversas.
E assim ficaram a conhecer uma das personagens mais importantes da Grotafunda, sem ele a sobrevivência na freguesia seria impossível, pois é o único que sabe a receita da canja de galinha
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Crítica "O Filme do Desas...
. Ricardo Blayer, um ser hu...
. Ricardo Blayer, um ser hu...
. Ricardo Blayer um ser hum...
. Mas... ainda há textos aq...
. Um video
. E há quem seja pago para ...
. To soon?
. Tartarugas gigantes e del...
. Os meus links
. As 998 sórdias maneiras de estourar com Nuno Marlk
. Blayer (é mesmo o meu, desculpem lá mas precisava de alimentar o ego)
. Blogjob
. Diz que é uma espécie de magazine
. inepcia
. Jaime (de Portugal, para inglês ver, ou qualuqer um que compreenda esse idioma)